MessenOcean lança boia meteoceanográfica em parceria com a Marinha do Brasil

Os dados coletados pelo equipamento são transmitidos via satélite e disponibilizados para portal web onde os usuários podem visualizar e realizar o download das informações.

No dia 05 de dezembro de 2018, foi lançada pelo Navio Oceanográfico Antares, da Marinha do Brasil, uma Boia Meteoceanográfica Nacional (BMO-BR), fruto de um projeto de parceria entre o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a empresa capixaba MessenOcean. A boia foi fundeada em uma região de profundidade aproximada de 67 metros, no alinhamento da divisa entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro (UTM 24 S, 369394 E / 7622496 N). A boia está equipada com sensores para a medição de correntes marinhas, ondas de gravidade e parâmetros meteorológicos, além de possuir transmissão via satélite para a visualização em tempo real dos dados via portal WEB.

A boia foi batizada de ITAOCA e agora integra o Programa Nacional de Boias (PNBOIA), coordenado pela Marinha do Brasil. O PNBOIA consiste em uma rede de boias de fundeio fixas e de deriva com o objetivo de monitorar fenômenos atmosféricos e oceanográficos no Atlântico Sul e Tropical, além de ser um apoio de grande importância para o Serviço Meteorológico Marinho. Seu local de lançamento foi escolhido visando à melhoria das previsões meteoceanográficas entre o RJ e ES, tanto para o apoio à segurança da navegação na região, quanto para aprimorar informações em apoio às operações navais.

Adicionalmente, um dos objetivos principais do projeto de parceria é o aperfeiçoamento dessa tecnologia, de modo que, em um futuro próximo, essa solução nacional possa ser empregada em projetos operacionais de monitoramento meteoceanográfico da Marinha do Brasil.

A BMO-BR é uma solução de monitoramento com alto teor de conteúdo nacional. No caso específico desta BMO-BR fundeada em parceria com o CHM, os projetos e componentes da linha de fundeio, o sistema de controle, transmissão e as interfaces de visualização de dados (via portal WEB) foram desenvolvidos pela MessenOcean. Toda a integração dos sensores e a criação dos algoritmos de controle da eletrônica/sensores do sistema instalado nesta boia constituem a principal expertise da empresa capixaba.

A BMO-BR consiste em uma plataforma versátil e eletricamente autossuficiente, na qual podem ser instalados diversos sensores inteligentes para o monitoramento ambiental offshore e em complexos portuários. Ela também possui vantajosa aplicabilidade no monitoramento da qualidade da água (com sensores de PH, turbidez, clorofila a, oxigênio…) em regiões aquáticas costeiras, como em lagos, lagunas, reservatórios e praias, permitindo uma avaliação indireta de balneabilidade, por exemplo. Também pode ser aplicada no monitoramento de mamíferos aquáticos a partir de sistemas de medição acústica passiva ou também por meio de câmeras, com transmissão das informações em tempo real.